sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Uma lenda sobre Omulu-


Orixá da cura, continuidade e da existência !!!
Chegando de viagem à aldeia onde nascera, Obaluaê viu que estava acontecendo uma festa com a presença de todos os orixás. Obaluaê não podia entrar na festa, devido à sua medonha aparência. Então ficou espreitando pelas frestas do terreiro. Ògún, ao perceber a angústia do Orixá, cobriu-o com uma roupa de palha, com um capuz que ocultava seu rosto doente, e convidou-o a entrar e aproveitar a alegria dos festejos. Apesar de envergonhado, Obaluaê entrou, mas ninguém se aproximava dele. Iansã tudo acompanhava com o rabo do olho. Ela compreendia a triste situação de Obaluaê e dele se compadecia. Iansã esperou que ele estivesse bem no centro do barracão. O xirê (festa, dança, brincadeira) estava animado. Os orixás dançavam alegremente com suas ekedes. Iansã chegou então bem perto dele e soprou suas roupas de palha com seu vento. Nesse momento de encanto e ventania, as feridas de Obaluaê pularam para o alto, transformadas numa chuva de pipocas, que se espalharam brancas pelo barracão. Obaluaê, o deus das doenças, transformara-se num jovem belo e encantador. Obaluaê e Iansã Igbalé tornaram-se grandes amigos e reinaram juntos sobre o mundo dos espíritos dos mortos, partilhando o poder único de abrir e interromper as demandas dos mortos sobre os homens.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber algo mais sobre o Caboclo João Diuna,Descobri a pouco tempo que ele pertençe as minhas correntes.Ele trabalha na Vibração de qual Orixa???De ja agradeço a compreenção.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber mas a respeito do Obaluae , e do Cabo lo João Diuma para me descobrir qual a área que pertence. Pois muito me procura por conselho amigo , e eu tenho um pouco do tom , da sabedoria de olhar e dizer o que e necessário quando uma pessoa está doente e dizer o que eles tem e quais os seus problemas na saúdes.

    ResponderExcluir