quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Como construir seu santuário de umbanda (congá)em casa


                        A construção do  congá ou santuário é algo muito pessoal e  particular e deve ser adaptada ao gosto pessoal de cada medium e suas necessidades ,utilizando elementos adequados de acordo com a nossa fé ,algumas pessoas não utilizam imagens ,ao invés disso empregam objetos simbólicos  da natureza que representam  os quatro elementos  , as forças dos orixás e guias espirituais .Transcrevo aqui uma orientação muito interssante da internet que acredito deverá ser útil aos interessados:
Ao montar um congá em casa(altar), deve-se ter critérios e saber pelo menos um pouco como misturar os elementos da natureza(Fogo, terra, ar e água). Um congá em casa, não segue os mesmos critérios do congá do terreiro, não se deve encher o congá de casa de imagens, pegando todos os orixás das 7 linhas e misturando-os no mesmo espaço.
                  Dicas para um congá correto:
Deve conter a imagem de Oxalá e a de seu Orixá de cabeça, nada mais, se quiser, pode adquirir somente a imagem de Oxalá, ja é suficiente.
 Para consagrar sua imagem, leve-a ao terreiro para que um guia cruze-a, antes de colocá-la no congá.
A imagem deve ser limpa mensalmente, com água de rosas brancas no caso de Oxalá, deve ser mantida acesa uma vela branca e um copo com água, após suas orações você deve consumir essa água e depois substituí-la. É melhor que a vela seja de 7 dias e colocada em recipiente adequado, para evitar acidentes.
 O conga, deve estar em um local onde não circule vento.

Se quiser colocar uma rosa branca também pode.

 No altar, onde houver a imagem de Pai Oxalá, é terminantemente proibído colocar bebidas e velas coloridas, principalmente a vermelha e preta.


  congá de ciganos, deve ser separado, jamais se coloca cigano junto com os outros Orixás, principalmente Pai Oxalá, pois os elementos são opostos em cores, a imagem de Santa Sara, deve ficar no altar dos ciganos, pois ela é cultuada como cigana, com cristais, fitas, suco de uva e elementos próprios a esses espíritos, não combina com os elementos de Pai Oxalá.


 O congá de casa, deve ser o mais simples possível, com no máximo 3 imagens, nada de fazer de sua casa um terreiro e nem um velário.


O maior Santuário de um ser-humano, é seu coração, como anda o seu?


Boa sorte na montagem de seu congá.

Mãe Rosa de Xangõ.

7 comentários:

  1. Boa noite amigos...Gostaria de tirar umas dúvidas..ja fui umbamdista mais fais muitos anos que não frequento mais o terreiro...pois comprei umas imagens de oxalá de oxum e de iemanja ela esta em minha casa oque fasso para elas ter fundamentos...pois eu a inda não levei a um terreiro a inda...sonto falta dos dons que eu tinha tudo me mostrava no meu sonhos porque não sonho mais oque ouve eles não estão mais comigo? Eu era umbamdista me ajuden queria meus dons de volta agradeço de coração que puder me ajudar..meu watssap 17997664743 me chamo kennedy luis de souza nasci dia 15/02/1976

    ResponderExcluir
  2. Boa noite amigos...Gostaria de tirar umas dúvidas..ja fui umbamdista mais fais muitos anos que não frequento mais o terreiro...pois comprei umas imagens de oxalá de oxum e de iemanja ela esta em minha casa oque fasso para elas ter fundamentos...pois eu a inda não levei a um terreiro a inda...sonto falta dos dons que eu tinha tudo me mostrava no meu sonhos porque não sonho mais oque ouve eles não estão mais comigo? Eu era umbamdista me ajuden queria meus dons de volta agradeço de coração que puder me ajudar..meu watssap 17997664743 me chamo kennedy luis de souza nasci dia 15/02/1976

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega sou do seu time, faço minhas orações em casa e trabalho p igreja católica, e acendi vela p meu povo da encantaria

      Excluir
  3. Adorei os ensinamentos foi de grande proveito.Axe

    ResponderExcluir
  4. To fazendo meu conga e queria saber se poso coloca meu pai e mãe de cabeça tb

    ResponderExcluir